Acesso ao GAL Nacional


GAL Nacional

O Módulo Nacional, do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), será liberado nesta segunda-feira (18/03) para todos os técnicos do Ministério da Saúde. O GAL foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), unidade do Rio de Janeiro, tendo como Gestora a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde (CGLAB), vinculada a Secretaria de Vigilância de Saúde (SVS), Ministério da Saúde. O sistema foi construído com tecnologia robusta, flexível, multiplataformas, aberta e em software livre. Sua arquitetura ajusta-se facilmente ao fluxo dos laboratórios, permite uma melhor gestão das informações laboratoriais, exames, kits, auxiliando no fechamento dos casos notificados ao Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e apoio a outros sistemas.

Dentre os objetivos do módulo nacional está o acompanhamento dos exames realizados em: Todos os Laboratórios de Saúde Pública (Lacen) do País e suas redes laboratoriais; Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz); Instituto Evandro Chagas (IEC) e os Laboratórios credenciados para realizar exames de saúde públicas.

Até 28 de faveiro de 2013, a base de dados do módulo nacional já conta com 6.062.694 exames cadastrados, o que é um número bastante expressivo, considerando que sua implantação tem acontecido em fase gradativa, desde 2009. Até o momento, o sistema está implantado e operando plenamente em 24 Estados.

Para ter acesso ao sistema, é necessário ter um usuário e senha e aceitar o termo de compromisso proposto pelo GAL. As solicitações para criação de usuário deverão ser realizadas através do formulário formsus:

 


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 - Tel: 61-3315 2764

Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Acessibilidade e Créditos.