O Sistema é composto pelos seguintes módulos:
a) Nacional (em produção): gerenciar e monitorar os resultados laboratoriais dos módulos: Biologia Médica, Ambiental / Saúde do Trabalhador, Animal, Controle da Qualidade e Biotecnologia. Gera indicadores para nos níveis: Federal, Estadual, Municipal e Distrital da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública no Brasil.
b) Administrador (em produção): gerenciar as configurações gerais e específicas de cada módulo, além das permissões aos usuários (com perfil definido pelo administrador) das unidades de saúde pertencentes a rede de laboratórios, com os respectivos grupos e funcionalidades pré-definidas para acesso ao sistema.
c) Biologia Médica (em produção): gerenciar as amostras de origem humana desde o cadastramento das requisições, triagem, processamento, emissão de laudos, consultas e relatórios.
d) Ambiental e Saúde do Trabalhador (em produção): gerenciar a entrada e processamento de ensaios de água para consumo humano para monitoramento da rede estadual de abastecimento público. Prevista também a inclusão do amostras de ar e solo. Permitindo o controle desde o cadastramento das solicitações passando pelos processos de triagem, processamento, emissão de relatórios de ensaio, consultas até a emissão de relatórios de produção e gestão.
e) Animal Vertebrado e Invertebrado (em produção): gerenciar as amostras de origem animal desde o cadastramento dos protocolos específicos de cada área, triagem, processamento, emissão de relatórios de ensaio, consultas até a emissão de relatórios de produção e gestão.
f) Controle de Qualidade (em produção): Executa o controle de qualidade análitica das amostras de cada agravo / doença, de acordo com seus crítérios técnicos definidos pelos protocolos do Monitério da Saúde. Em produção somente a Tuberculose e Leishmaniose.
g) Funcionalidade de Automação (em produção): automatizar os laboratórios, aumentando consideralvelmente a produtividade, reduzir o tempo de espera pelos resultados, com evidentes ganhos em termos de confiabilidade e eficácia nos resultados de exames laboratoriais.
h) Business Inteligence (BI-GAL - em produção): ferramenta que disponibiliza relatórios, gráficos e mapas com indicadores epidemiológicos para laboratórios de saúde pública, Ministério da Saúde e Anvisa. Em produção Arbovírus e Resistência Microbiana.
i) Gestão (não iniciado): gerenciar a rotina laboratorial através de critérios de gestão pré-definidos pela geração de indicadores específicos para área.
j) Qualidade (não iniciado): gerenciar a qualidade em todo o processo laboratorial com monitoramento do desempenho dos laboratórios (Gestão de Qualidade e Biossegurança).
l) Biotecnologia (não iniciado): gerenciar o controle, recebimento e processamento das análises genéticas realizadas na rede de laboratórios de saúde pública.